Fechamento do Ibovespa e cotação do dólar desta quarta (14/08)

PUBLICIDADE

Ibovespa nesta quarta-feira (14/08) sofreu forte queda. Os principais fatores para isso ter acontecido foram os fracos dados divulgados na Europa e China, o sinal de alerta para uma possível recessão nos EUA. Ibovespa chegou a cair a 2,64% a 100,576 pontos.

O valor do dólar comercial deu uma subida de 1,33%. Com o valor de 4,0197 na compra, enquanto na venda ficou a R$ 4,0197. Foi registrado o dólar futuro, com vencimento em setembro, um ganho de 1,45%, voltando a superar os R$ 4,025. Contratos futuros do Ibovespa venceram nesta quarta-feira (12/08). Portanto, isso pode somar instabilidade ao índice.

Os juros do mercado futuro ficaram assim: o DI para janeiro de 2021 teve um avanço de seis pontos-base a 5,46%, ao passo que o DI de janeiro de 2023 teve alta de quatro pontos-base a 6,42%. Na zona do euro, o PIB subiu 20,2% no segundo trimestre comparado ao do ano passado. Comparado anualmente, o PIB teve um crescimento de 1,1% na área do euro.

Os números estão de acordo com as expectativas. A princípio, a economia global deve ficar em alerta. Os títulos do Tesouro norte-americano, ficaram de novo acima do yield, novamente a 1,634%. Isso para os títulos de curto prazo, 2 anos. O título a longo prazo, de 10 anos, ficou a 1,623%. Toda essa  mudança é como indicação para uma possível recessão na economia.

Liberdade Econômica

Foi aprovado hoje pelo Plenário da Câmara o texto-base à Medida Provisória. Estabelece garantias para o mercado poder exercer atividades econômicas, restrições ao poder regulatório do Estado, liberdade econômica e regula a atuação do Fisco Federal.

Foi aprovado que pessoas físicas e empresas consigam desenvolver negócios de baixo risco. Não será mais preciso licença, alvarás, registros, autorizações ou inscrições. Além, também, de incluírem carteira de trabalho digital. Facilidade para empresas abrirem ou fecharem. Porém no final do texto foram retiradas taxas de conselhos de farmácia. Assim como isenção de multas por descumprir tabelas de frete rodoviário. 

Continuou mantido que poderá trabalhar aos domingos e feriado sem receber o dobro. Todavia só poderá acontecer, se a folga for determinada para outro dia da semana. Agora o trabalhador deverá trabalhar até quatro domingos seguidos, e folgar no seguinte.

Foi decidido no calendário a data para prosseguir a proposta da reforma da previdência. O dia optado para o primeiro turno foi em 18 de setembro. Já o segundo turno ficou para o dia 2 de outubro. Cumprindo os 60 dias previsto para a tramitação da PEC, sem que seja atropelado. Mesmo que os parlamentares continuem criticando.

Aviso:
O portal INFOS BRASIL é um site jornalístico, com finalidade informativa, não vendemos produtos ou serviços e você não poderá se cadastrar ou adquirir serviços. Para mais informações acesse nosso TERMOS DE USO.


Leave a Reply